segunda-feira, 29 de junho de 2009

O menino do pijama listrado

Mais um filme que recomendo. O livro também para quem ainda não leu.
O filme mostra um tema muito forte, o holocausto, porém a partir da visão de uma criança. Seu nome é Bruno, menino de 8 anos de idade que mora em Berlim com a família e sabe muito pouco da vida além do que acontece em sua casa ou sua escola.
Logo no começo do filme Bruno se vê obrigado, junto com sua família, a mudar de cidade devido ao emprego do pai.
Contextualizando, estamos na década de 40, em plena segunda guerra mundial. O pai de Bruno é um militar alemão que responde diretamente a Hitler e a família muda para a casa vizinha ao campo de concentração de Auschwitz.
Bruno, agora sem amigos e ninguém para conversar, descobre uma janela em seu quarto, e olhando através dela começa a descobrir o mundo em que vive, fora dos limites de sua família.
Ele vê uma "fazenda" que fica logo após um cerca na vizinhança de sua casa. Começa a "explorar" o terreno. Quando encontra a cerca encontra também um menino do outro lado da cerca, seu nome é Shmuel. Ele usa um "pijama" listrado e com um número, que Bruno imagina se tratar de uma brincadeira entre amigos.
Os dois se tornam amigos e através dos olhos destas crianças, dois mundos distintos começam a se entrelaçar.
A história traz uma inversão de valores, já que Bruno sente inveja de Shmuel. Ao seus olhos, o menino judeu tem uma vida mais alegre por ter companhia em seu "acampamento".
Em resumo, o filme mostra os horrores do holocausto de um ponto de vista infantil, porém que também mostra como muitos alemães não tinham noção do que estava acontecendo.
Não vou contar o final do filme para não estragar para quem vai assistir, mas posso garantir que o final nos faz sentir na pele o que para muitos só se tratava apenas de história, o holocausto.
Às vezes muros e cercas servem apenas para dividir, para distanciar as pessoas. Nesse filme ele irá uni-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário