quarta-feira, 1 de julho de 2009

A evolução do marketing esportivo

Foi impressionante a festa armada para a apresentação do mais novo 'galático' e ex-jogador do Milan, Kaká. Um investimento gigantesco mas que certamente se pagará através do marketing em torno do nome do jogador. Uma prova disso foi o número de pessoas no Santiago Bernabeu que acompanharam a apresentação do craque, aproximadamente 50 mil pessoas. É o maior público da história em tal situação.

Kaká recebeu a camisa número 8. Até então milhares e milhares de camisas oficiais do Real Madri já tinha sido vendidas com seu nome e sem número. Agora mais milhares e milhares serão vendidas com o número 8 às costas. Fora os patrocínios, cotas de televisão, propagandas e revistas, eventos, etc, que farão o Real Madri recuperar grande parte do investimento.

Kaká possui uma imagem extremamente positiva, de além de um excepcional jogador, uma pessoa íntegra e correta, fazendo sua imagem valer ainda muito mais em termos de marketing. Que empresa não quer Kaká vinculada a sua marca?

Ah! já ia me esquecendo, no campo também foi uma grande contratação, com certeza valerá cada centavo.

E segunda-feira chega Cristiano Ronaldo. Vai render tudo isso em campo? Não sei. Mas vai render muito dinheiro também, com certeza.

E você, o que acha disso? O marketing esportivo realmente está trabalho corretamente, conseguindo explorar o que o mercado lhe oferece? O Real Madri conseguirá reaver o valor investido nas estrelas?

4 comentários:

  1. 50 mil pessoas, e isso porque nem era jogo. O Real com certeza vai faturar muito dinheiro, são "só" os jogadores mais falados do momento na mídia. Agora é esperar pra ver os dois em campo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um evento impressionante e que tende a crescer cada vez mais. O Kaká é um jogador exepcional e não to dizendo isso só porque o cara é bonitinho, ele é merecedor do sucesso que faz dentro de campo. Joga muito e como você disse tem uma imagem de exemplo, de guerreiro e isso faz dele um poderoso trunfo para qualquer time.
    Se eu não estou enganada ele já era padrocinado pela Adidas e o Real Madrid também é o que resulta no super faturamento da Adidas e do Real, é claro.
    Não precisará de muito tempo pro Real cobrir os investimentos feitos no evento e nas estrelas.

    ResponderExcluir
  3. Sim o Kaká já era patrocinado pela Adidas, inclusive ele deve ser a próxima estrela da campanha da Adidas "Every team need" que contou com Lionel Messi em seu primeiro comercial.

    ResponderExcluir
  4. muito bom seu log ricardo esta de parabens se der da uma visitadinha la no meu... viniciuseditor.blogspot.com

    se vemos logo abraços.!!!

    ResponderExcluir