quarta-feira, 1 de julho de 2009

A evolução do marketing esportivo

Foi impressionante a festa armada para a apresentação do mais novo 'galático' e ex-jogador do Milan, Kaká. Um investimento gigantesco mas que certamente se pagará através do marketing em torno do nome do jogador. Uma prova disso foi o número de pessoas no Santiago Bernabeu que acompanharam a apresentação do craque, aproximadamente 50 mil pessoas. É o maior público da história em tal situação.

Kaká recebeu a camisa número 8. Até então milhares e milhares de camisas oficiais do Real Madri já tinha sido vendidas com seu nome e sem número. Agora mais milhares e milhares serão vendidas com o número 8 às costas. Fora os patrocínios, cotas de televisão, propagandas e revistas, eventos, etc, que farão o Real Madri recuperar grande parte do investimento.

Kaká possui uma imagem extremamente positiva, de além de um excepcional jogador, uma pessoa íntegra e correta, fazendo sua imagem valer ainda muito mais em termos de marketing. Que empresa não quer Kaká vinculada a sua marca?

Ah! já ia me esquecendo, no campo também foi uma grande contratação, com certeza valerá cada centavo.

E segunda-feira chega Cristiano Ronaldo. Vai render tudo isso em campo? Não sei. Mas vai render muito dinheiro também, com certeza.

E você, o que acha disso? O marketing esportivo realmente está trabalho corretamente, conseguindo explorar o que o mercado lhe oferece? O Real Madri conseguirá reaver o valor investido nas estrelas?